No mês de dezembro, a Feira do Livro foi, sem dúvida, a maior atração da Biblioteca Escolar, pelo que se intensificaram as visitas, em ritmo mais acelerado e entusiástico. Os alunos começaram por "invadir" a feira, logo no dia da sua abertura, procurando as novidades, folheando os livros e descobrindo os seus preços verdadeiramente fantásticos!
Depois, as turmas e os respetivos professores foram convidados a visitar a biblioteca para participar numa atividade de animação da leitura, a qual contou com algumas surpresas. O momento foi essencialmente de partilha, em torno do livro, aquele "objeto mágico" que permite viajar, sonhar, rir, aprender, chorar e emocionar, desde que seja o "livro certo" para cada leitor.
Daí que os alunos tenham sido desafiados a procurar, entre os livros dispostos na feira, dez pequenos cartões amarelos com os Direitos do Leitor (segundo Daniel Pennac, na obra Como um Romance) e perceber a importância dessa "escolha" que deve ser feita relativamente a cada livro que se decide ler. Porque a leitura é ou deve ser um prazer!
A Professora Bibliotecária aproveitou a ocasião para ler um texto alusivo ao Natal e sensibilizar os alunos para o que, realmente, deve ser valorizado, nesta quadra festiva. Distribuíram-se brindes de chocolate (para quem acertou no preço de um dos livros da feira) e terminou-se a sessão a ler, a ouvir e a entoar, em conjunto, a canção "Dá-me um abraço", de Miguel Gameiro. Porque nem todos os presentes custam dinheiro. E porque, às vezes, vale mais oferecer um sorriso, um beijo ou um abraço!
E foi assim, à volta dos livros/em torno da leitura, que se viveu intensamente o espírito do Natal, na biblioteca da escola sede, onde até a nossa árvore era feita de livros, como demonstra o vídeo que a seguir se publica!
Sem comentários:
Enviar um comentário