VISITA DA AUTORA/ESCRITORA ISABEL MIGUEL
As comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) não poderiam deixar de contar com a visita de um autor, neste caso uma escritora especial que teve a oportunidade de participar num projeto, também ele único, já que contou com a participação de 16 autores e a colaboração do Autor Publica, uma instituição de âmbito cultural e sem fins lucrativos.
Foi então no dia 27 de outubro que estivemos "À conversa com... Isabel Miguel", no espaço acolhedor da biblioteca, onde o tempo voou e a conversa fluiu ao ritmo das leituras, do discurso muito autobiográfico da nossa convidada e da interação criada em torno das perguntas que os alunos do 8ºB e do 9ºB prepararam, depois de conhecer a biografia e alguns dos poemas da autora.
Em primeiro lugar, ficámos a saber que publicar os seus textos/poemas, escritos há anos e
guardados algures, foi, para a Isabel Miguel, a concretização de um verdadeiro sonho que ela julgava impossível de realizar! No entanto, afirmou, convictamente, que não tenciona ficar por aqui, pois tem outros projetos em mente!
Tendo nascido na Alemanha, a autora
regressou, depois, a Portugal onde veio a conhecer a língua portuguesa
pela qual se apaixonou através da leitura de alguns poetas nacionais, em
especial Florbela Espanca. A Isabel também nos contou que, como queria
aprender a falar o Português, língua que considera doce e mais bonita
que o Alemão e o próprio Inglês, vivia ansiosa por descobrir palavras
novas, o que a levou a ler avidamente os livros que ia encontrando.
Outras questões foram abordadas, algumas do foro pessoal, nomeadamente a dor e a doença, a perda da mãe e tantos outros aspetos que, no fundo, são o que justificam a escrita, a poesia, em particular, e fazem nascer um autor, um escritor ou um poeta!
Foi para nós um prazer estar "À conversa com... Isabel Miguel", uma mulher igual a tantas outras, uma ilustre desconhecida que nos enriqueceu com a sua presença, a sua história e arte de bem escrever, num momento de partilha que tocou os nossos corações!
Sem comentários:
Enviar um comentário