quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

DIA NACIONAL DO PIJAMA
DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS 

No passado dia 20 de novembro, o Dia Nacional do Pijama foi assinalado e vivido com grande alegria em praticamente todos os estabelecimentos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento D. Sancho I, num projeto educativo e solidário da responsabilidade da associação Mundos de Vida e que já cativou o país de norte a sul, realizando-se pela terceira vez consecutiva.

Esta iniciativa pretende alertar para a importância e o privilégio de ter uma família, um refúgio onde se receba atenção, carinho, amor, etc, daí que o pijama seja o elemento simbólico associado ao conforto do lar e do acolhimento que só encontramos junto dos nossos queridos familiares.


Com a devida antecedência, os meninos recortam e levam para casa uma caixinha de cartão, necessária à recolha de donativos, os quais reverterão para a já referida associação Mundos de Vida. Na data marcada, as educadoras e os professores desenvolvem com as crianças um conjunto de atividades educativas e divertidas, em que há lugar para a dinamização da leitura (uma história diferente em cada ano letivo), e recolhem as caixinhas, fruto da solidariedade de todos os que se deixaram sensibilizar por esta causa.

 

No ano letivo transato, o cantor Pedro Abrunhosa escreveu o hino da Missão Pijama que, este ano, foi coreografado pelo dançarino Cifrão, daí que as crianças, para além de cantar, também puderam aprender os passos de dança que podes ver e ouvir aqui.


O Dia Nacional do Pijama coincidiu com o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, pelo que foi posto em destaque o livro "Conhece os teus Direitos!", de Abigail Ascenso. A Professora Bibliotecária selecionou alguns dos direitos aí presentes, distribuiu pelas várias turmas da EB1 de Pontével, os quais foram lidos e serviram de reflexão antes de serem afixados no placard do corredor principal.

 

Este dia de festa, educativo e solidário, ficou certamente marcado pelas inúmeras e divertidas atividades que as nossas crianças não vão esquecer. Assim o demonstram mais algumas das imagens recolhidas nas várias escolas e reunidas em vídeo, numa data que, para o ano, irá com certeza repetir-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário