sexta-feira, 7 de outubro de 2016

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR - 5 DE OUTUBRO

O Dia Mundial do Professor celebra-se, anualmente, a 5 de outubro, data que foi criada pela UNESCO, em 1994, com o objetivo de chamar a atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade ao nível do ensino e da educação.

Este dia pretende homenagear todos aqueles que dedicam o seu dia a dia a ensinar crianças, jovens e adultos. Por isso, o professor é um pilar da sociedade, um construtor de pessoas, um portador de esperança e de futuro!

A propósito desta data (e tendo por base a sua experiência), os alunos da turma B do 9º ano foram desafiados a comentar a seguinte frase de Albert Einstein:
 
fonte: http://zip.net/bltvYM

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer." 

Aqui ficam alguns excertos das suas produções escritas:

"O bom professor é aquele que incentiva, que ajuda os alunos nas suas dificuldades, que procura várias formas de transmitir o conhecimento; é aquele que é feliz a dar aulas e que gosta de fazer o seu trabalho." (Duarte Santos)

"O professor, para ser bom, tem de ser aquele que ralha connosco quando fazemos barulho; tem de ser aquele que tira as nossas dúvidas com orgulho; tem de ser especial! É aquele que não se vai chatear connosco por não termos feito os trabalhos ou até por termos respondido mal sem querer. Mas também tem de ser aquele que, na altura certa, manda recado, marca falta disciplinar e até nos manda fazer trabalhos extra." (Beatriz Casaca)

"Para mim, o bom professor é aquele que transforma certas matérias secantes em matérias divertidas, que faz com que os alunos pensem que as aulas passam a correr, e é também aquele que consegue fazer com que certos alunos superem as suas dificuldades." (Rúben Vieira)

"O professor, para mim, é um sábio (deveria, pelo menos, ser) e as boas aulas não são aquelas em que ele nos deixa fazer tudo, mas em que nos cativa para a matéria, leciona de forma leve e completa e nos deixa de boca aberta." (Diana Duarte)

Sem comentários:

Enviar um comentário