segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

VOTOS DE BOAS FESTAS!

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade educativa um SANTO NATAL e um FELIZ ANO NOVO

Agora que terminou o primeiro período letivo, é hora de aproveitar esta interrupção para pôr as leituras em dia! 
  

"Para que as luzes do outro sejam percebidas por mim,
devo por bem apagar as minhas,
no sentido de me tornar disponível para o outro."

Mia Couto

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

VISITAS À FEIRA DO LIVRO

A Escola Básica D. Sancho I acolheu mais uma Feira do Livro, a qual decorreu entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro (embora as visitas programadas se tivessem estendido até ao dia 13 do mesmo mês).

Esta atividade de promoção do livro e da leitura, que antecedeu a quadra natalícia, também procurou sensibilizar para a importância da família, dos afetos e da solidariedade, partindo da obra "O Amor e a Amizade", de Oscar Brenifier e Jacques Després .

 fonte: http://zip.net/bmtBhW

Com o objetivo de questionar o excesso de tecnologia em que vivemos mergulhados, nesta era digital, as visitas à Biblioteca Escolar foram orientadas nesse sentido: os alunos começaram por observar uma imagem e visionar, posteriormente, um vídeo, ambos subordinados ao tema acima indicado. A reflexão e as respetivas conclusões foram fundamentadas através da seguinte citação do conhecido escritor moçambicano Mia Couto:

Nunca o nosso mundo teve ao seu dispor tanta comunicação.
E nunca foi tão dramática a nossa solidão.
Nunca houve tanta estrada.
E nunca nos visitámos tão pouco. 

Em cada visita, realizou-se o sorteio de um pequeno brinde de chocolate, facto que tinha por base um jogo simples de provérbios previamente selecionados (com as palavras "amor", "amigo" e "coração"), cujos vencedores teriam de completar, depois de os tirar à sorte.

Por fim, os alunos de todas as turmas foram convidados a deixar uma mensagem de Natal, no mural digital (construído no Padlet e acessível através do blogue da Biblioteca Escolar), onde se podem ler frases às quais foram anexadas imagens tão ou mais sugestivas.

Este ano, a equipa da Biblioteca Escolar voltou a apoiar e a participar no Concurso de Decoração de Natal da Make-A-Wish, em articulação com o Clube de Artes e Solidariedade e os docentes de Português, envolvendo-se na aquisição de estrelas e na redação de frases emotivas e inspiradoras.

O vídeo que abaixo se apresenta permite-nos rever os momentos vividos, em torno da Feira do Livro de 2016, atividade que, neste final de período letivo, voltou a promover o livro e a leitura.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

VENCEDORA DO CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA - MIBE

Conforme indicação do regulamento, foi divulgado, durante a Feira do Livro, o resultado do Concurso de Escrita Criativa, lançado em outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), para comemorar os 20 anos da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

Aproveitando para assinalar, simultaneamente, o Dia Mundial dos Correios (9 de outubro), os concorrentes teriam de redigir uma carta, narrando um episódio ou uma aventura (real ou imaginário/a) vivido/a na biblioteca da sua escola.

A grande vencedora deste concurso foi a aluna Maria Reis, do 9ºB, a quem já foi entregue o merecido prémio. E agora resta-nos divulgar, neste blogue, um excerto da melhor carta, a qual poderás conhecer na totalidade, visitando a Biblioteca Escolar.

                                                                                                                                         Pontével, 24 de outubro de 2016

       Olá, tia Carla! 

       Como estás?
     Não tens a noção do que me aconteceu, no outro dia, na Biblioteca Escolar... Foi tudo um sonho, mas mais pareceu que estava a vivê-lo.
     Ultimamente, ando a ler um livro bastante interessante: "A Rapariga no Comboio". Não tenho tido paciência para estar com os meus amigos; então vou para a biblioteca desfrutar da leitura.
     Estava ainda no início do livro, quando comecei a ficar super interessada e algo de estranho estava a acontecer...
     O barulho do comboio começou a chegar aos meus ouvidos e dei por mim sentada ao lado da personagem principal do livro, a Rachel. Tentei tocar-lhe, mas ela não sentiu. Eu estava baralhada, confesso. Parecia que já não estava a ler um livro, mas sim a vivê-lo.


Muitos PARABÉNS à aluna vencedora!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

VISITA DO ESCRITOR CARLOS CANHOTO

A Feira  do Livro contou, este ano, com a simpática e inesquecível visita do escritor Carlos Canhoto, um alentejano de Pavia que se lançou, com sucesso, na aventura da escrita, publicando obras para a infância como "Anuro - o sapo sapinho, o sapo sapão", "Barbatanar nas cores do arco-íris", "Pirá, a piranhita desdentada", "Serei uma platinha daninha?" e, mais recentemente, "A minha avó Felicidade".


No dia 6 de dezembro, o nosso convidado começou o dia em Vale da Pinta, realizando a sua primeira sessão, na qual apresentou as suas obras (com música e tudo!) e partilhou curiosidades a respeito das mesmas. Seguiram-se mais duas sessões, uma na Lapa (também com alunos da EB1 da Ereira) e outra em Vale da Pedra, encontros sempre animados, muito divertidos e entusiasticamente conduzidos por um escritor de sorriso fácil que deixou rendidas as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo.



Ao final da tarde, já na escola sede, o escritor Carlos Canhoto foi recebido na Biblioteca Escolar por alunos de duas turmas do 3º ciclo (7ºA e 9ºB), experiência inédita que, segundo o autor, se transformou numa das sessões mais gratificantes de sempre!


Os alunos envolvidos nesta atividade leram a "A minha avó Felicidade" e alguns poemas do autor, textos em verso recentemente divulgados no facebook, em que Carlos Canhoto revela a sua versatilidade, o talento, a sensibilidade e um especial dom para a escrita.


No final da sessão (que passou tão depressa!), muitas foram as questões que ficaram por colocar. O escritor conquistou o público jovem com os seus textos e histórias, tendo sido renovado o convite para uma próxima visita e também ficou o desafio de publicar o texto escrito pelos alunos do 7ºA a propósito da leitura da obra "A minha avó Felicidade".

Este foi, sem dúvida, um dia repleto de emoções! Receber a visita de Carlos Canhoto foi um privilégio, uma alegria para todas as crianças e jovens que participaram nos quatro encontros envolvendo oito estabelecimentos do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

E terminamos esta publicação com um texto poético lindíssimo escrito pelo nosso convidado:

A gaveta do escritor

       A minha gaveta de escritor é uma árvore, dessas que crescem a desejar ser céu! E por isso, no lugar das folhas tem estrelas.
      Por entre os seus ramos passam todas as nuvens, todos os ventos e o sol e a lua de todos os dias. Roubando à terra os sonhos de que se alimenta, a minha árvore é casa para muitas criaturas, amores impossíveis, viagens desejadas e outras histórias sem nexo...
      Um destes dias vou mudar de gaveta, talvez para uma gaveta-borboleta, dessas que vivem apenas a eternidade de um dia, tempo mais que suficiente para reproduzirem em si todas as cores do arco-íris, voarem pelos seus quatro cantos do mundo e despenharem-se felizes sobre um campo de malmequeres, no final de uma bela tarde de primavera.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MURAL DIGITAL - NATAL 2016

Ao longo desta semana, vais visitar a Feira do Livro na companhia do teu professor de Português ou do teu Diretor de Turma.

Depois de ouvires a leitura da obra "O amor e a amizade", de Oscar Brenifier,  deixa uma mensagem no mural digital criado propositadamente para o efeito. 

Para isso, basta clicares na imagem abaixo apresentada.

https://padlet.com/patriciagoncalv/
fonte: http://zip.net/bwtxtm

Vamos reunir, aqui, um conjunto de mensagens que revelem, particularmente neste Natal, o quanto é fácil demonstrar amor ou amizade às pessoas que nos rodeiam e fazem parte da nossa vida!