Mais um ano letivo começou e com ele a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares que este ano tem como tema "Ligando Comunidades e Culturas". Ao longo do mês realizar-se-ão diversas atividades com as crianças e os alunos do Agrupamento D. Sancho I: início do concurso "Pica-Miolos", "Autores de A a Z...", "Melhor leitor", "Turma + leitora", itinerância de fundo documental para as Escolas e Jardins de Infância sem biblioteca escolar - "Biblioteca em movimento" acompanhado d' "O giro das histórias", comemoração do Dia Mundial da Alimentação e "Descobre a BE".
sexta-feira, 16 de junho de 2017
BOAS FÉRIAS!
Terminou mais um ano letivo! E com certeza que ficou para trás uma etapa repleta de experiências, desafios e muitas aprendizagens!
O verão está aí! E as férias grandes também! Aproveita o imenso tempo livre para, entre outras alternativas, realizar as leituras que te permitam viajar, aprender, emocionar, refletir e, sobretudo, sonhar!
A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade educativa umas merecidas e ótimas férias!
fonte: http://zip.net/bjtLwK
E que a leitura seja um dos muitos prazeres deste verão!
terça-feira, 6 de junho de 2017
TOP LEITOR - 3º PERÍODO
Partindo da lista de registos referentes à requisição domiciliária, foram identificadas as três alunas vencedoras do Top Leitor do 3º período do corrente ano letivo, os quais se destacaram pelo número de livros requisitados na biblioteca, entre os meses de abril e maio de 2017.
A equipa da Biblioteca Escolar tem o prazer de felicitar as três alunas que leram mais livros e a quem será oferecido um prémio pelo bom exemplo de práticas de leitura.
fonte: http://zip.net/brtLyv
As VENCEDORAS são:
Jéssica Simão, 6ºD
Margarida Amendoeira, 5ºB
Carolina Correia, 9ºA
quinta-feira, 1 de junho de 2017
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - 1 DE JUNHO
Em Portugal, o Dia Mundial da Criança é celebrado a 1 de junho, data em que as crianças são o centro das atenções e, por isso, se organizam eventos e/ou atividades para que elas sejam acarinhadas e homenageadas, lembrando a existência de uma Declaração Universal dos Direitos das Crianças, aprovada pelas Nações Unidas, a 20 de novembro de 1959.
fonte: http://zip.net/bctKjT
Um grupo de crianças do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, particularmente as mais pequeninas (do Jardim de Infância e do 1º ciclo), vieram à escola sede para participar num conjunto de atividades organizadas também com a colaboração da Associação de Pais.
Por isso, viveu-se um espírito diferente, na presença de tão ilustres visitas, cuja alegria e gargalhadas encheram de luz e de cor o recinto que, um dia mais tarde, as irá acolher.
A Biblioteca Escolar selecionou um poemabastante atual para assinalar este Dia Mundial da Criança, num tempo e num mundo em que, infelizmente, nem todos os meninos e meninas usufruem dos mesmos direitos...
Como as crianças refugiadas...
fonte: http://zip.net/bqtLng
Ou as crianças da guerra...
fonte: http://zip.net/bgtKIT
Hoje é Dia da Criança
Hoje é Dia da Criança
e eu quero dar-te a Lua.
Mas há meninos sem nada
que dormem na rua.
Hoje é Dia da Criança,
na aula lês teus direitos.
Mas há meninos nas obras,
a mando de alguns sujeitos.
Hoje é Dia da Criança
saboreias chocolate.
Mas há meninos raptados
que sonham com o resgate.
Hoje é Dia da Criança
em todo o Planeta Terra.
Mas há meninos que morrem
em combates, numa guerra.
Hoje é Dia da Criança
tu brincas, cantas, sorris.
Um dia, cada criança
como tu será feliz.
Luísa Ducla Soares
segunda-feira, 8 de maio de 2017
DIA DA MÃE - 7 DE MAIO
O Dia da Mãe foi, este ano, assinalado a 7 de maio, num domingo soalheiro e tão propício à feliz homenagem que, anualmente, se faz a todas as mães!
fonte: http://zip.net/bttKPb
Para comemorar esta data, a Biblioteca Escolar selecionou o extraordinário poema intitulado "Mãezinha", de António Gedeão, que podes ver/ouvir aqui (declamado por Vítor D'Andrade) e que abaixo se transcreve:
Mãezinha
A terra de meu pai era pequena
e os transportes difíceis.
Não havia comboios, nem automóvei, nem aviões, nem mísseis.
Corria branda a noite e a vida serena.
Segundo informação, concreta e exata,
dos boletins oficiais,
viviam lá na terra, a essa data
3023 mulheres, das quais
45 por cento eram de tenra idade,
chamando tenra idade
à que vai do berço até à puberdade.
28 por cento das restantes
eram senhoras, daquelas senhoras que só havia dantes.
Umas, viúvas, que nunca mais (oh! nunca mais!) tinham sequer sorrido
desde o dia da morte do estremoso marido;
outras, senhoras casadas, mães de filhos...
(De resto, as senhoras casadas,
pelas suas próprias condições,
não têm que ser consideradas
nestas considerações.)
Das outras, 10 por cento,
eram meninas casadorias, seriíssimas, discretas,
mas que por temperamento,
ou por outras razões mais ou menos secretas,
não se inclinavam para o casamento.
Além destas meninas
havia, salvo erro, 32,
que à meiga luz das horas vespertinas
se punham a bordar por detrás das cortinas
espreitando, de revés, quem passava nas ruas.
Dessas havia 9 que moravam
em prédios baixos como então havia,
um aqui, outro além, mas que todos ficavam
no troço habitual que o meu pai percorria,
tranquilamente no maior sossego, às horas em
que entrava e saía do emprego.
Dessas 9 excelentes raparigas
uma fugiu com o criado da lavoura;
5 morreram novas, de bexigas;
outra, que veio a ser grande senhora,
teve as suas fraquezas mas casou-se
e foi condessa por real mercê;
outra suicidou-se
não se sabe porquê.
A que sobeja
chama-se Rosinha.
Foi essa que o meu pai levou à igreja.
Foi a minha mãezinha.
terça-feira, 2 de maio de 2017
ESCRITORA DO MÊS DE MAIO
Vem à Biblioteca Escolar conhecer a Escritora do Mês de maio: Isabel Alçada, coautora das coleções Uma Aventura e Viagens no Tempo, entre muitas outras obras.
E aproveita a oportunidade para descobrir a sua obra.
BOAS LEITURAS!
sexta-feira, 28 de abril de 2017
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE REGIONAL
Ontem, dia 27 de abril, mais de quarenta alunos participaram na fase regional do 11º Concurso Nacional de Leitura, o qual decorreu em Salvaterra de Magos. E nós estivemos lá!
Esta fase envolveu várias escolas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo em provas escritas (de caráter eliminatório) e orais (de apuramento para a fase final do Concurso Nacional de Leitura) referentes ao 3º ciclo e ao secundário.
A prova escrita teve a duração de 45 minutos enquanto a prova oral consistiu na declamação de um poema e na resposta a uma questão sobre o conteúdo das obras selecionadas para concurso que, para as nossas alunas do 3º ciclo, foram A Terra do Anjo Azul, de António Mota, e Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa, de Judith Kerr.
O júri, composto pela técnica superior da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, pelo músico David Antunes e pela escritora Maria João Lopo de Carvalho, avaliou a intensidade, o ritmo, a expressividade, o discurso lógico e a capacidade de análise e de síntese na resposta à questão sobre o conteúdo das obras.
Os professores acompanhantes visitaram a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, enquanto os alunos realizavam a prova escrita. Seguidamente, os participantes foram presenteados com um belíssimo lanche (a cargo da Escola Profissional) e um miniconcerto com David Antunes.
Foiuma tarde bem passada, um evento especial e inesquecível para as três alunas que representaram a Escola Básica D. Sancho I, as quais puderam assistir a diversos momentos de humor e animação protagonizados pelo contador de histórias Carlos Marques, pessoa a quem coube a função de conduzir os trabalhos daquele dia memorável.
A Biblioteca Escolar volta a felicitar as três alunas que participaram, de forma empenhada e entusiástica, nesta atividade de âmbito cultural que continua a promover a leitura e o desenvolvimento de competências leitoras, em particular.
E no próximo ano letivo, uma nova oportunidade surgirá!
quarta-feira, 26 de abril de 2017
DIA DA LIBERDADE - 25 DE ABRIL
O Dia da Liberdade foi, hoje, assinalado, na escola sede do Agrupamento D. Sancho I, ainda que de forma discreta, devido a alguns constrangimentos técnicos alheios à nossa vontade.
Durante o primeiro intervalo da manhã, no bar dos alunos, soaram as canções que marcaram aquela data e alteraram para sempre o rumo da nossa História e das nossas vidas!
O Golpe de Estado que, no dia 25 de abril de 1974, acabou com a Ditadura, devolvendo aos portugueses o direito à Liberdade, foi liderado por um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho.
A Rádio foi o meio de comunicação usado para desencadear a tomada de posições, confirmar o golpe e marcar o início das operações, transmitindo, em primeiro lugar, a canção "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, e, finalmente, a canção "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso (que podes ouvir, clicando em cima dos respetivos títulos).
A professora de Educação Musical, Ana Sofia Lourenço, procurou sensibilizar os alunos para a importância desta efeméride e, sobretudo, para o valor da Liberdade reconquistada!
fonte: http://zip.net/bvtKwd
Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema - e são de terra.
Com mãos se faz a guerra - e são a paz.
Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas, mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.
E cravam-se no tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.
De mãos é cada flor, cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.
Manuel Alegre
domingo, 23 de abril de 2017
PASSATEMPO - DIA MUNDIAL DO LIVRO
Instituído pela UNESCO, o Dia Mundial do Livro é anualmente assinalado a 23 de abril por ser um dia importante para a literatura mundial: foi nesta data que faleceram os escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
Este dia tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros como meio de transmissão de cultura e informação, para além de elemento fundamental no processo educativo.
Se queres ganhar um livro, a propósito deste dia especial, candidata-te ao respetivo sorteio, participando, seguidamente, no passatempo abaixo apresentado.
Os resultados serão divulgados, no final da semana que vai entrar.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
ESCRITORA DO MÊS DE ABRIL
Vem à Biblioteca Escolar conhecer a Escritora do Mês de abril: Mafalda Moutinho, autora da coleção Os Primos.
E aproveita a oportunidade para descobrir a sua obra.
BOAS LEITURAS!
quarta-feira, 19 de abril de 2017
TOP LEITOR - 2º PERÍODO
Partindo da lista de registos referentes à requisição domiciliária, foram identificados os três alunos vencedores do Top Leitor do 2º período do corrente ano letivo, os quais se destacaram pelo número de livros requisitados na biblioteca, entre os meses de janeiro e março de 2017.
A equipa da Biblioteca Escolar tem o prazer de felicitar os três alunos que leram mais livros e a quem será oferecido um prémio pelo bom exemplo de práticas de leitura.
fonte: http://.net/bptJxj
Os VENCEDORES são:
João Ferreira, 6ºD
Jéssica Simão, 6ºD
Margarida Amendoeira, 5ºB
PARABÉNS!
quarta-feira, 5 de abril de 2017
BOAS FÉRIAS E PÁSCOA FELIZ!
Agora que terminou mais um período letivo, longo e trabalhoso, vais ter, com certeza, o merecido tempo para descansar, gozar o sol morno da primavera, conviver com os amigos e, entre muitas outras coisas, pôr as leituras em dia!
fonte: http://zip.net/bntHjL
A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade educativa uma boa interrupção letiva e uma Páscoa Feliz! Com a devida moderação, haja coelhos ou galinhas, amêndoas coloridas ou ovos de chocolate!
terça-feira, 4 de abril de 2017
AVALIAÇÃO DA SEMANA DA LEITURA 2017
fonte: http://zip.net/bhtH9z
Agora que já terminou a Semana da Leitura, a equipa da Biblioteca Escolar solicita aos alunos que respondam, com rigor e sinceridade, ao questionário de avaliação das diferentes atividades realizadas, ao longo da referida semana. Para isso, basta clicar aqui.
A Biblioteca Escolar agradece a colaboração de todos os intervenientes neste processo de avaliação, o qual deverá estar concluído até ao dia 19 de maio.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
E ASSIM FOI A SEMANA DA LEITURA 2017
Decorreu mais uma Semana da Leitura, entre os dias 27 e 31 de março, no Agrupamento D. Sancho I, em Pontével, este ano subordinada ao tema "O Prazer de Ler". As palavras, lidas ou escutadas, foram o motivo para a efusiva celebração da leitura, envolvendo toda a comunidade educativa nas diversas atividades levadas a cabo.
Numa estreita articulação com os professores do Departamento de Línguas e a colaboração de outros grupos disciplinares, a Biblioteca Escolar lançou diferentes desafios, nos quais participaram alunos, professores, assistentes operacionais e administrativos, escritores, pais, familiares e outros convidados, transformando, ativa e alegremente, a escola e as aulas, o espírito e o ambiente vividos.
Ao longo de uma intensa semana, foram promovidos os valores do livro e da leitura, numa atitude de festa preconizada, sobretudo, pela relevante partilha da imensa diversidade de textos! Porque é lendo que o aluno cresce e se forma enquanto cidadão consciente, responsável e ativo, no mundo que o rodeia.
A Semana da Leitura arrancou, na manhã de 27 de março, com a Festa da Poesia, desafio renovado pela Professora Bibliotecária e que contou com a participação dos alunos da turma do 2º ano da EB1 de Pontével e a respetiva professora titular Ana Graça.
Comemorando à posteriori o Dia Mundial da Poesia (21 de março) e o Dia Mundial do Livro Português (26 de março), os alunos e as professoras percorreram as ruas e os estabelecimentos comerciais da vila de Pontével, lendo, declamando, cantando e distribuindo poemas a toda a comunidade local. E nem a chuva miudinha contrariou as mais poéticas intenções!
Nessa mesma tarde e na sala de professores, foi devidamente assinalado o Dia Mundial do Teatro (27 de março) através de uma pequena representação teatral, protagonizada pelos alunos do 9ºB e orientados pela respetiva docente de Português, Patrícia Marques.
Inspirado em Gil Vicente e no seu famosíssimo "Auto da Barca do Inferno", o momento teatral, cómico e satírico, consistiu no Julgamento do Aluno e da Professora do Século XXI, pretendendo fomentar o espírito crítico, à medida que espalhava sorrisos no público presente.
O Bom Dia, Poesia!, atividade dinamizada ao longo de toda a semana e na primeira aula da manhã, teve como colaboradores os professores das diversas disciplinas, os quais leram ou deram a ler um poema diferente, num claro convite à reflexão e ao deleite.
fonte: http://zip.net/bbtHwK
A Semana da Leitura prosseguiu, na terça-feira de manhã (28 de março), com o Ler em Várias Línguas, uma atividade que promoveu a partilha de leituras em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Os textos lidos, declamados, representados e cantados fizeram as delícias dos alunos do 3º ciclo que se deslocaram à Biblioteca Escolar.
Na tarde deste segundo dia, foi realizado um Caça ao Tesouro, envolvendo alunos do 2º e do 3º ciclos. Para além do exercício físico, esteve subjacente a esta atividade o uso das TIC através do manuseamento dos telemóveis. Estes eram necessários para fazer, em cada ponto da prova, a leitura dos códigos QR de acesso aos questionários online, incidindo sobre as diversas áreas do saber.
Esta foi uma atividade muito concorrida e bastante divertida, que contou com a preciosa colaboração dos professores das diferentes disciplinas, em particular a professora Fernanda Moedas (do grupo de Educação Física) e o professor António Vicente (da disciplina de TIC).
A manhã do dia 29 de março ficou marcada pelo Silêncio! Vamos ler..., atividade que, pelo terceiro ano consecutivo, envolveu toda a comunidade educativa que, à mesma hora e em todos os setores da escola EB2,3, parou para usufruir de vinte minutos de leitura silenciosa.
Entre livros, jornais e revistas, se viveu a experiência do silêncio e, por alguns momentos, alunos, professores, assistentes operacionais e administrativos abandonaram as suas rotinas para viajar através das palavras.
As Leituras Partilhadas entre turmas, em horários diferentes, também proporcionaram o convívio literário a alunos e professores, conduzindo à surpreendente descoberta dos textos, num clima de agradável descontração e onde as experiências e os saberes foram motivo de diálogo entre os referidos intervenientes.
Ao longo da Semana da Leitura, pais, encarregados de educação e outros convidados vieram à escola, no âmbito do projeto Ler Consigo, para presentear os alunos e os respetivos professores com textos selecionados ou mesmo escritos por si. Cada leitor se destacou pela sua peculiar diferença, não só pelas palavras que leu, mas também pelas histórias que contou, as quais enriqueceram e coloriram estes encontros tão especiais.
Na quinta-feira, dia 30 de março, o Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebeu a tão aguardada visita da escritora Carmen Zita Ferreira, tendo sido promovidas quatro sessões que abrangeram crianças desde o pré-escolar ao 2º ciclo.
Vale da Pedra, Pontével, Vale da Pinta e Casais de Penedos foram os estabelecimentos de ensino contemplados com a maravilhosa presença de uma convidada que, para além de ler e contar histórias, também encantou com as melodias entoadas por uma voz de indescritível doçura.
Esteve patente, num cantinho da Biblioteca Escolar e ao longo da Semana da Leitura, uma exposição subordinada ao tema"A Literatura e os Valores Fundamentais", numa articulação com o Clube de Artes e Solidariedade da responsabilidade da professora Teresa Campos.
Para além dos trabalhos elaborados pelos alunos do referido clube, estava igualmente exposto um conjunto de livros cujas páginas e as histórias se baseiam nos valores fundamentais. Com esta exposição, a Biblioteca Escolar procurou, mais uma vez, divulgar o fundo documental e promover a leitura.
Na sexta-feira, dia 31 de março, a Semana da Leitura encerrou, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Pontével, com a animação da leitura da obra "A Árvore Generosa", de Shel Silverstein.
Alguns alunos do 6º e do 7º anos deslocaram-se à Biblioteca Escolar para conhecer a história de uma árvore muito especial e refletir sobre a relação entre o Homem e a Natureza, a Amizade e o respeito pelos outros...
De acordo com as suas preferências, os alunos foram convidados a participar em três atividades diferentes: adornar uma "Árvore Leitora" com os títulos das obras que já leram e recomendam; construir com materiais recicláveis uma capa alternativa para o livro em questão; resolver uma Sopa de Letras digital, no âmbito do recentemente assinalado Dia Mundial da Árvore e da Floresta (21 de março).
Viver, sentir e fomentar "O Prazer de Ler" foi o lema subjacente às diversas atividades levadas a cabo, ao longo desta Semana da Leitura, que, entre outros aspetos, proporcionaram também o convívio e a partilha entre toda a comunidade educativa e local do Agrupamento D. Sancho I, em Pontével.
O trabalho colaborativo, envolvendo alunos, professores, educadoras e assistentes operacionais, conduziu ao sucesso de mais uma semana em que a leitura, os textos e as palavras espalharam alegria e emoções, num ambiente colorido e de festa!
Publica-se abaixo o vídeo que reúne as fotos de alguns momentos que fizeram desta semana uma experiência inesquecível para quem nela participou!
sexta-feira, 31 de março de 2017
ANIMAÇÃO DA LEITURA - A ÁRVORE GENEROSA
E assim foi o encerramento de mais uma preenchidíssima Semana da Leitura, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Pontével: alguns alunos do 6º e do 7º anos foram à Biblioteca Escolar para conhecer "A Árvore Generosa", de Shel Silverstein.
A Professora Bibliotecária contou a história que serviu de base ao diálogo sobre a relação entre o Homem e a Natureza, o Amor e a Amizade...
Seguiram-se três atividades, nas quais os alunos participaram, de acordo com as suas preferências.
Em primeiro lugar, puderam escrever, em folhas de cartolina verde, o título de um livro que tenham gostado de ler, adornando com elas uma "Árvore Leitora" florida e com ramos de verdade.
Outros alunos construíram com materiais recicláveis uma capa alternativa para o livro cuja história ouviram e sobre a qual fizeram uma reflexão...
Por fim, remetendo para o recentemente assinalado Dia Mundial da Árvore e da Floresta, houve quem aderisse, de forma entusiástica, à atividade que envolveu o uso dos tablets e dos computadores da BE: descobrir, numa Sopa de Letras digital, o nome de árvores de grande porte, as maiores produtoras de oxigénio e amigas do ambiente.
Com esta e as outras atividades dinamizadas ao longo da Semana da Leitura, a equipa da Biblioteca Escolar, em articulação com todo o corpo docente e a restante comunidade educativa e local, procurou dar voz àquela que é e sempre será a nossa missão: fomentar o "Prazer de Ler"!
quinta-feira, 30 de março de 2017
VISITA DA ESCRITORA CARMEN ZITA FERREIRA
Hoje foi mais um dia de festa, em plena Semana da Leitura, no Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Pontével, uma vez que recebemos a simpáticavisita da escritora Carmen Zita Ferreira.
Abrangendo as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, foram dinamizadas três sessões, começando em Vale da Pedra, seguindo para Pontével e terminando em Vale da Pinta (local onde também se juntaram os alunos da EB1 de Casais de Penedos).
Os encontros, muito animados e divertidos, decorreram em torno das histórias e das canções belissimamente entoadas pela nossa convidada.
A escritora Carmen Zita Ferreira também esteve na EB2,3 com os alunos do 5º e do 6º anos, numa sessão igualmente emotiva e onde não faltaram as perguntas e os autógrafos.
Repleto de emoções e aventuras literárias, este foi mais um dia em cheio, graças aos textos, à voz e à fantástica presença da escritora Carmen Zita Ferreira!
quarta-feira, 29 de março de 2017
SILÊNCIO! VAMOS LER...
A Semana da Leitura ficou, hoje, marcada pelo "Silêncio! Vamos ler...", uma atividade que, pelo terceiro ano consecutivo, se realizou, simultaneamente, em todos os setores da Escola Básica D. Sancho I, em Pontével.
Por alguns momentos, alunos, professores, assistentes operacionais e admnistrativos desfrutaram do prazer da leitura silenciosa!
O "Silêncio! Vamos ler..." também se realizou nos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento D. Sancho I, embora com os ajustes necessários relativamente ao horário e à faixa etária. Um grupo de crianças do JI de Pontével, por exemplo, deslocou-se à Biblioteca Escolar da EB1 onde fez a sua "leitura silenciosa".
Esta foi uma atividade em que, sem dúvida alguma, se viveu, sentiu e fomentou o "Prazer de Ler", justamente o tema da Semana da Leitura 2017!