sexta-feira, 28 de abril de 2017

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE REGIONAL

Ontem, dia 27 de abril, mais de quarenta alunos participaram na fase regional do 11º Concurso Nacional de Leitura, o qual decorreu em Salvaterra de Magos. E nós estivemos lá!

 
Esta fase envolveu várias escolas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo em provas escritas (de caráter eliminatório) e orais (de apuramento para a fase final do Concurso Nacional de Leitura) referentes ao 3º ciclo e ao secundário.
 

A prova escrita teve a duração de 45 minutos enquanto a prova oral consistiu na declamação de um poema e na resposta a uma questão sobre o conteúdo das obras selecionadas para concurso que, para as nossas alunas do 3º ciclo, foram A Terra do Anjo Azul, de António Mota, e Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa, de Judith Kerr.


O júri, composto pela técnica superior da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, pelo músico David Antunes e pela escritora Maria João Lopo de Carvalho, avaliou a intensidade, o ritmo, a expressividade, o discurso lógico e a capacidade de análise e de síntese na resposta à questão sobre o conteúdo das obras.


Os professores acompanhantes visitaram a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, enquanto os alunos realizavam a prova escrita. Seguidamente, os participantes foram presenteados com um belíssimo lanche (a cargo da Escola Profissional) e um miniconcerto com David Antunes.


Foi uma tarde bem passada, um evento especial e inesquecível para as três alunas que representaram a Escola Básica D. Sancho I, as quais puderam assistir a diversos momentos de humor e animação protagonizados pelo contador de histórias Carlos Marques, pessoa a quem coube a função de conduzir os trabalhos daquele dia memorável.


A Biblioteca Escolar volta a felicitar as três alunas que participaram, de forma empenhada e entusiástica, nesta atividade de âmbito cultural que continua a promover a leitura e o desenvolvimento de competências leitoras, em particular.

E no próximo ano letivo, uma nova oportunidade surgirá!

Sem comentários:

Enviar um comentário