quarta-feira, 26 de abril de 2017

DIA DA LIBERDADE - 25 DE ABRIL

O Dia da Liberdade foi, hoje, assinalado, na escola sede do Agrupamento D. Sancho I, ainda que de forma discreta, devido a alguns constrangimentos técnicos alheios à nossa vontade.

Durante o primeiro intervalo da manhã, no bar dos alunos, soaram as canções que marcaram aquela data e alteraram para sempre o rumo da nossa História e das nossas vidas!

O Golpe de Estado que, no dia 25 de abril de 1974, acabou com a Ditadura, devolvendo aos portugueses o direito à Liberdade, foi liderado por um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho.

A Rádio foi o meio de comunicação usado para desencadear a tomada de posições, confirmar o golpe e marcar o início das operações, transmitindo, em primeiro lugar, a canção "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, e, finalmente, a canção "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso (que podes ouvir, clicando em cima dos respetivos títulos).

A professora de Educação Musical, Ana Sofia Lourenço, procurou sensibilizar os alunos para a importância desta efeméride e, sobretudo, para o valor da Liberdade reconquistada!

fonte: http://zip.net/bvtKwd

Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema - e são de terra.
Com mãos se faz a guerra - e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas, mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor, cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.

Manuel Alegre

Sem comentários:

Enviar um comentário