quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE DE ESCOLA

No dia 11 de janeiro, pelas 14h00, realizaram-se, na Escola Básica D. Sancho I, as provas da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

Esta atividade, na qual participaram cerca de duas dezenas de alunos do 3º ciclo, decorreu na Biblioteca Escolar e testou as competências de leitura, de escrita e de oralidade em torno das obras selecionadas: "História da Gata Borralheira" in Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner, e Os Herdeiros da Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez.



A primeira prova de seleção (com exercícios de escolha múltipla e de expressão escrita) exigiu concentração, reflexão e avaliou também a capacidade de memória relativamente às leituras efetuadas.

Os seis alunos que obtiveram melhores resultados passaram à fase seguinte, realizando provas de leitura expressiva e de expressão oral, a partir das obras selecionadas para concurso.

Não foram vencedores, mas demonstraram bom desempenho ao nível das diferentes competências (e por isso são dignos de menção nesta publicação) os seguintes alunos: Bruno Silvério (7ºA), Manuel Marques (7ºA) e Leonor Franco (9ºA).

Estas provas finais permitiram-nos apurar as três vencedoras que irão representar o Agrupamento D. Sancho I, na fase distrital (ainda em data e local a determinar):

Mariana Oliveira, 8ºB

Margarida Rodrigues, 9ºA

Maria Lopes, 9ºA

É com agrado que registamos a participação e o empenho dos alunos nesta fase de escola da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura, desejando que eles prossigam o seu caminho de leitores cada vez mais autónomos, conscientes e felizes.

Parabéns a todos os participantes e, especialmente, às três vencedoras!

fonte: http://zip.net/bntC1j

Em jeito de conclusão, selecionámos o comentário escrito de uma das alunas que se pronunciou sobre a experiência de participar nesta atividade de promoção da leitura:

Eu gostei de participar nesta primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura, porque foi uma experiência diferente, para mim. 

Ao concorrer e passar a primeira eliminatória, tive de fazer provas junto de professores que não conhecia, o que nem sempre é fácil, porque não estamos tão à-vontade.

Tive de ler livros que ainda não tinha tido a oportunidade de ler e fazer uma prova escrita sobre eles, o que foi um teste à minha capacidade de memória.

Eu penso que devia haver mais alunos a participar nestas atividades, porque elas são uma motivação para a leitura e para a escrita.

Mariana Oliveira, 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário